Molho Pesto


Uma amiga pediu, e eu mandei por e-mil. Mas como sempre respondo a essa pergunta, já que sou uma viciada em manjericão, resolvi postar a receitinha básica de molho pesto que faço.

Como disse, eu gosto do de manjericão, e como é quase impossível achar piñoles por aqui, faço quase sempre com nozes, embora já tenha provado com avelâs, castanhas ou amêndoas e ache o resultado bem interesante também.

Há milhares de outras receitas, sei que dizem que o oficial mesmo deve ser feito com queijo pecorino e amassado no pilão. Mas, para mim, oficial é que a gente faz com prazer e gosta! Então, é isso que vou postar aqui...

Pra mim há dois segredos essenciais para qualquer coisa que se faça na cozinha:
- Bons ingredientes;
- Curtir o que se está fazendo com os cinco sentidos!


Eu opto quase sempre por:
- Manjericão comum e italiano comprados na Feira Ecológica de sábados
- Azeite de Oliva com até 0.5 de acidez
- Queijo parmesão uruguaio comprado na Banca 26 do mercado público
- Nozes da mesma banca (ou, muito melhor, fornecidas pela amiga lá de cima, trazidas de sua terra natal...)

Colocar no liquidificador o azeite de oliva, as nozes, o queijo parmesão e o alho, pulsando só até que as nozes fiquem em pedaços grandes. Desligar o liquidificador. Acrescentar as folhas do manjericão (sem talos, flores e brotos - estes últimos deixm o pesto muito amargo - são aquelas bolinhas mais duras, junto às extremidades e às folhas mais miúdas). Mexer bem com uma colher e só então pulsar novamente. Repetir a operação até que todas as folhas de pesto tenham sido acrescentadas. Colocar num recipente de vidro que tenha sido esterelizado (fervido em panela com pano no fundo e seco ao natural). Depois de colocado todo o pesto acrescentar um fio do azeite de oliva para "selar" bem. Sempre que o consumir verificar se não é preciso acrescentar o fiozinho de azeite. Guardar fora da geladeira.

Bon appetit!

2 comentários:

Beto Canales disse...

Me recuso a aprender a fazer. hehehe

Anônimo disse...

ai, o maravilhoso pesto!
coisa boa! :D