Todas as minhas mães

Dia das mães e eu, com a minha e meus pimpolhos, pensando: a gente é mesmo resultado de uma genética e cultura familiar. Explico a frase óbvia:

Conheci uma de minhas bisavós. Quisera eu poder conviver com ela agora. Isso porque a "Vó Olga" tinha um talento muuuito especial para tudo que envolvesse trabalhos manuais e criatividade. Aos poucos, isso foi ganhando mais e mais importância na minha vida e, hoje, seria maravilhoso aprender um pouquinho com ela.

De minha avó materna herdei o amor pela cozinha. Adoro cozinhar! Claro que estou bastante longe de fazer as maravilhas que ela fazia, mas tenho certeza de que ela também não nasceu sabendo, então, quem sabe, um dia eu chegue lá.

Minha avó paterna também tinha talento para cozinha, mas não acho que essa seja a característica principal que herdei dela. Identifico-me mais com o caráter agregador que ela tinha. Costumo ser, na família, no trabalho e com os amigos, aquela que gosta de reunir, que não esquece datas. Isso era a cara da minha querida "Oma".

Mas o que eu acho mais difícil, de todas estas mulheres da minha vida, é poder alcançar a mulher que é minha mãe: todas as características citadas acima a descrevem, e mais tantas... Com ela aprendi a gostar de ler, de idiomas, de procurar a cautela, a paciência, a tolerância e o respeito. E muitas outras coisas que a gente sempre aprende com as mães. Todos que a conhecem se encantam, não é babação de filha. Privilégio meu que ela é MINHA mãe.

Neste espaço vão aparcer, aos pouquinhos, as coisas manuais, gastronômicas e do mundo dos livros. É para isso que criei as "tags": Sumo doce, No Papel e Mãos na Terra.

Devagarinho. Trocando o pouquinho que vou aprendendo e tentando realizar.

7 comentários:

Beto Canales disse...

Apesar de ter idade pra ser minha irmã, quero lembrar - e pode chamar de "babação" - esta senhora como avó. Se é privilégio teu ser filha, é ainda maior pro teus filhos por serem netos. E meu (por que não?) por ser amigo.

Flor de Tília disse...

E não é que é? Coisa bem boa uma vó assim, né?
E um amigo assim, também.
Beijo

Anônimo disse...

Privilégio mesmo é meu! Pois sou nora e sou tratada como filha. Registro aqui, o quanto essa família é especial pra mim.

Quanto à autora dos textos, registro minha admiração por tantas habilidades. Principalmente com as palavras, pois escreve com delicadeza e sabedoria.


Beijuuu

Flor de Tília disse...

Kati, querida,

Como é bom te ter como cunhada!
Obrigada e beijim

Anônimo disse...

tomara que todos seus talentos tenham passado para mim, nem que seja um pouquinho de cada, já estarei feliz!
te amo
beijos

Flor de Tília disse...

Tu és muito mais talentosa que todas nós juntas. Uma versão melhorada e moderna... (hehehe). Te amo, lindinha.

Anônimo disse...

maginaaaaaaa! te amo muitooo!