Sobre flores e jardins

Pois resolvi plantar, aqui, um jardim.

Tenho a tília no meu nome, mas não é só por isso que o flordetília fala de terra, sementes, água, vento...

Eu realmente procuro pensar na vida da mesma maneira que penso no jardim de minha casa, a que me dedico com tanto prazer, com tanto amor. A vida também precisa de cultivo. E ainda que possa parecer sonhadora demais a metáfora, afirmo-lhes que definitivamente não sei como sobreviveria sem a possibilidade do sonho.

Como escreveu Rubem Alves, "Plantar um jardim é coisa fácil. Basta que uma pessoa queira. Pode-se plantar um pequeno jardim na varanda de um apartamento. Mas para plantar um jardim-cidade, para isso é preciso que muitos sonhem com um jardim. É preciso um povo sonhador. Porque um povo, como disse Santo Agostinho, é um bando de pessoas racionais unidas por um mesmo sonho."

Vez ou outra desanimo, e penso que há interpéries demais. Mas, logo depois, há sempre um sopro novo, um novo botão lembrando que é preciso seguir. Nesse nosso jardim, sei que muitos destes momentos irão aparecer. Estarei junto a Rubem Alves buscando o jardim-cidade. Obrigada, Rubem. É sempre renovador ler tuas palavras. Se me fosse possível, sentaria todas as tardes para conversar, te ouvir. Sempre que tenho o prazer de me deparar com palavras tuas é assim que me sinto. Sentada na grama, debaixo de um pé de tília, proseando...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Otília,

Vim parar por aqui quando pesquisava sobre jardins.
Olha só que legal...
Acabei me dando conta de que também cultivo esse outro tipo de jardim de que falas.
Adorei.
Seja bem-vinda ao mundo dos blogs.
Vou voltar sempre.
Karina

Anônimo disse...

Eu também gosto de ler o Rubem Alves. De onde foi que você tirou este texto?
Tá no site?
Valeu,

Jonatan

Flor de Tília disse...

Oi, Jonatan,

Não sei se este texto está no site. Eu tirei da revista Bons Fluídos, da Editora Abril, onde o Rubem Alves escreve mensalmente.
Mas, há um texto maravilhoso dele sobre jardins neste link: http://www.rubemalves.com.br/jardins.htm.
Obrigada por comentar. :)