O luxo das coisas simples

"Simplicidade é a sofisticação máxima."
Leonardo da Vinci

Há muito, venho questionando o estilo de vida que levamos, em geral, principalmente nas grandes cidades.

Percebo que os momentos que me deixam mais feliz são aqueles tão simples como sentar debaixo de uma árvore para ler um livro, preparar uma receita (melhor ainda se a seis mãos - eu e meus filhos), acompanhar o desenvolvimento de um botão das minhas flores, conversar com um amigo querido, caminhar com meus filhos observando coisas corriqueiras, como um pássaro nas árvores, escrever (e receber!) uma cartinha, escrita a mão, para alguém querido...

Então por que é que cada vez mais tenho menos tempo para tudo isso? Por que não construo a vida de modo a proporcionar-me (nos) mais momentos como estes? Por que, e para onde, corremos tanto?

Além disso as "necessidades" cada vez maiores que nos provocam o consumo para sermos felizes:
"Preciso trocar de carro";
"Eu tenho que comprar aquela bola";
"Como eu queria uma casa maior";
"Esse ano eu compro um ar-condicionado! Não é possível suportar o verão!".
Quantas e quantas vezes ouvimos isso de amigos, colegas, conhecidos. Como se a felicidade estivesse atrelada a algo que precisamos comprar, de preferência com uma boa marca que "assine". É observando a mim mesma que tenho a certeza que desviamos o olhar verdadeiro quando pensamos que existe em algo assim a nossa felicidade.
A alma lavada, o suspiro demorado, o calorzinho no peito, o sorriso despercebido brota de outras coisas que, muitas vezes sem querer, dão brilho à vida.

Quais são estes momentos pra você?
Qual é o seu luxo?

Um comentário:

Anônimo disse...

qm diria q faria parte de tudo isso!
os momentos mais felizes sao aqueles em que ficamos juntos, em uma viagem ou apenas limpando a casa, ouvindo musica e se divertindo!
te amoo