Ponto de Vista

Há bastante tempo, recebi um e-mail que contava uma história. Como muitos que recebemos todos os dias, não há como saber se a história é verdadeira, ou se outro daqueles "mitos" que correm pela internet. Mas isso, na verdade, pouco importa para mim.
O fato, é que a história mexeu comigo. É uma forma de encarar as coisas e de relacionar-se com o outro, muito diferente da que estamos vivendo em termos de padrões globalizados de comportamento, onde tudo gira em torno do indivíduo, da imagem e do consumo. Trata-se de uma lógica, um bom senso que desconcerta pela obviedade da justificativa e, paradoxalmente, pela surpresa que temos diante dela.

A história falava de um brasileiro que, vivendo na Suécia, relata coisas que são marcantes em seu dia a dia por lá.

Diz, entre outras coisas, o seguinte, que foi o que mais me marcou:

"A primeira vez que fui para lá, em 90, um dos colegas suecos me pegava no hotel toda manhã. Era setembro, frio, nevasca.. Chegávamos cedo na Volvo e ele estacionava o carro bem longe da porta de entrada (são 2.000 funcionários de carro). No primeiro dia não disse nada, no segundo, no terceiro... Depois, com um pouco mais de intimidade, numa manhã, perguntei:
'Você tem lugar demarcado para estacionar aqui? Notei que chegamos cedo, o estacionamento vazio e você deixa o carro lá no final.' Ele me respondeu simples assim: 'É que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar – quem chegar mais tarde já vai estar atrasado, melhor que fique mais perto da porta. Você não acha?' Olha a minha cara! Deu para rever bastante os meus conceitos."

Não é uma bela maneira de se enxergar as coisas?

;)

2 comentários:

Anônimo disse...

Achei genial o teu blog. É diferente esse mundo virtual. Eu não me aventuro muito, mas acho uma saída possível...
Gosto muito do que escreves... é parecido com o teu jeito de pensar e falar. Muito Dez!
bj
Angela

Ps: Vou garimpar mais alguns e-mail's para inspiração...

Anônimo disse...

Obrigada, Angela,

Que bom que as coisas saem com a minha cara, e ainda mais que gostes. Obrigada pelo carinho. Inspiração são bons amigos, como tu.
Beijo